spot_img
27 julho, 2026
spot_img
InícioMato Grosso do SulSoraya Thronicke se candidata ao Senado pelo PSB com apoio do PT

Soraya Thronicke se candidata ao Senado pelo PSB com apoio do PT

Convenção reuniu lideranças do PSB e do PT e marcou aliança entre antigos adversários nas eleições de 2018

PSB oficializa Soraya à reeleição e sela apoio à candidatura de Fábio ao Governo
Pré-candidata a vice-governadora, Gilda Maria; pré-candidato ao governo, Fábio Trad; Soraya Thonicke e Vander Loubet durante a conveção do PSB (Foto: Divulgação)

O PSB oficializou neste domingo (26) a candidatura da senadora Soraya Thronicke à reeleição para o Senado Federal e confirmou apoio à pré-candidatura de Fábio Trad (PT) ao Governo de Mato Grosso do Sul. A convenção estadual da sigla reuniu dirigentes e militantes do partido, além de lideranças petistas, consolidando uma aliança que reúne personagens que estiveram em campos políticos opostos nas eleições de 2018.

O PSB oficializou a candidatura da senadora Soraya Thronicke à reeleição para o Senado e confirmou apoio a Fábio Trad (PT) ao governo de Mato Grosso do Sul. A aliança reúne lideranças que estiveram em campos opostos em 2018. A chapa terá Dona Gilda Maria como vice-governadora. O PT promete engajamento na campanha, com foco na reeleição de Lula e na vitória de Trad, que prometeu secretariado com 70% de mulheres se eleito.

Durante o evento, Soraya destacou a recepção que recebeu dos aliados e agradeceu o apoio do grupo político com o qual passa a dividir o palanque neste ano. Eleita senadora em 2018 em uma chapa alinhada ao então candidato Jair Bolsonaro, ela agora integra a coligação que apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A gente não sente, em certos lugares, esse calor humano e respeito, e para mim está sendo muito importante. Estou feliz por ser abraçada dessa maneira. Então aqui vai a minha gratidão, dizendo também da minha alegria nessa composição”, afirmou a senadora ao comentar a parceria com Fábio Trad.

A candidatura de Soraya ao Senado integra a chapa que terá Fábio Trad na disputa pelo Governo do Estado e Dona Gilda Maria como candidata a vice-governadora. No sábado (25), a senadora já havia anunciado os nomes de seus suplentes: o empresário e advogado Bruno Migueis, presidente do PT de Corumbá, como primeiro suplente, e a professora Sandra Cassone, vice-presidente do PSB de Itaquiraí, como segunda suplente.

PSB oficializa Soraya à reeleição e sela apoio à candidatura de Fábio ao Governo
Lideranças do PT e PSB durante encontro na manhã deste domingo (Foto: Divulgação)

Presidente estadual do PT, Vander Loubet afirmou que a formação da aliança atende ao objetivo de ampliar o campo político de apoio à reeleição do presidente Lula em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a construção da chapa representa um dos maiores entendimentos políticos do partido no Estado nos últimos anos.

“Falo como presidente do PT, que assumiu em agosto do ano passado a pedido do presidente Lula para construir um campo democrático de apoio à reeleição dele. Fazia muito tempo que a gente não chegava nesse arco de aliança que nós estamos chegando”, declarou.

Vander também ressaltou a entrada de Fábio Trad no partido e a composição da chapa majoritária, além de defender o engajamento da militância na campanha de Soraya.

“Queria pedir para vocês que podem ter certeza: o que depender do PT para vincular esse voto para a senadora Soraya, eu vou estar trabalhando muito. Estou muito motivado porque nós temos chances reais de levar o Fábio para o segundo turno e também de vencer a eleição presidencial com o presidente Lula no primeiro turno. O que depender de nós, nós vamos contribuir e ajudar”, afirmou.

Pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Trad classificou como um gesto de coragem a decisão de Soraya de integrar o grupo político liderado pelo PT e afirmou que esse será um dos conceitos centrais da campanha.

“Além da sabedoria, a Soraya teve coragem. O conceito da nossa convenção daqui a pouco vai ser em torno dessa palavra: coragem”, disse.

Em seu discurso, Fábio também destacou a presença feminina na composição da chapa majoritária e afirmou que, caso seja eleito governador, pretende formar um secretariado majoritariamente composto por mulheres.

“Não é coincidência, é proposital. A nossa chapa tem quatro mulheres. Significa dizer aquilo que eu já anunciei e vou confirmar publicamente: sendo vitorioso nessas eleições, o nosso secretariado será composto por 70% de mulheres”, afirmou.

A convenção do PSB marcou a oficialização da candidatura de Soraya Thronicke e reforçou a aliança entre PSB e PT para a disputa das eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul, em uma composição que reúne lideranças de diferentes trajetórias políticas e terá como objetivo impulsionar, no Estado, a candidatura de Lula à reeleição, além da campanha de Fábio Trad ao governo e da própria Soraya ao Senado.

Veja a Matéria Completa Aqui!

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Vistos

Comentarios