Profissionais do SAMU recebem atualização sobre atendimento de urgência

- 17/06/2016 - 0:00 | 0 comentários
Saúde


0afa57c41887ce47355dc00226c6156f

Profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Corumbá passaram por uma capacitação com ações práticas em serviços de urgência e emergência na Unidade Básica de Saúde Padre Ernesto Sassida, no Bairro Dom Bosco.

Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de viaturas, receberam informações atualizadas durante dois dias. Os instrutores do NEPU/MS (Núcleo de Educação Permanente em Urgência) repassaram as técnicas mais recentes de retirada de vítimas de veículos acidentados, socorro às pessoas com parada cardiorrespiratória, engasgamentos e demais situações de risco.

De acordo com o coordenador municipal do SAMU, médico Riad Ali Hamie, as capacitações, que envolvem atualização de procedimentos, ocorrem anualmente e são importantes porque, mundialmente, as técnicas são aprimoradas de forma a garantir socorro mais eficaz e célere às vítimas.

Em Corumbá, as equipes do SAMU estão qualificadas para realizar, inclusive, atendimentos pré-hospitalares em casos de maior gravidade, conforme afirmou o doutor Riad ao lembrar que a cidade conta com dois tipos diferentes de viaturas: a básica e a avançada.

Atualmente, o SAMU, em Corumbá, conta com 52 profissionais, incluindo médicos a condutores de viaturas, sendo todos capacitados para os diversos tipos de atendimentos, dois quais os mais frequentes na região são: vítimas de acidente de transito e de parada cardiovascular, entre outros.

No ano passado, 2015, o SAMU atendeu um total de 4.066 ocorrências em Corumbá, e regiões vizinhas. Durante os cinco anos de atuação, o serviço já registrou mais 11 mil ocorrências atendidas nas mesmas localidades.

A sede do SAMU está localizada na avenida Nossa Senhora da Candelária, em uma área localizada junto ao Corpo de Bombeiros. O telefone de emergência, cuja ligação é gratuita, é o 192.

 

Fonte: ASCOM PMC


Deixe um Comentário