Meninos se antecipam e tomam a vacina contra o hpv

- 27/01/2017 - 0:00 | 0 comentários
Saúde


8d7d615a68d2ad1b0beadd8091ab5b84

O dia “D” da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, vai ser sábado, 28 de janeiro, mas antes disso, alguns meninos que estão dentro da faixa etária, já estão procurando os postos de saúde do município de Ladário.

“Eu soube pela imprensa e fui alertada pelos vizinhos, ai eu trouxe os meu filho e meus sobrinhos”, disse dona Cristiane Gomes, que levou o Lucas, o Jonathas e o Sandro Otávio, todos de 13 anos para se vacinar. Podem tomar a vacina, garotos entre 12 e 13 anos de idade.

“No ano passado eu trouxe a minha filha, que hoje tem 15 anos”, disse Cristiane que levou a menina para dar apoio aos primos e ao irmão. “Com tanta doença que tem aparecido por ai, tomar a vacina é importante”, complementou. Meninas entre 9 e 14 anos, têm que tomar a vacina.

As doses chegaram a Ladário desde a semana passada, momento em que as salas de vacina passaram a ser procuradas pela população. Elas estão disponíveis na Policlínica, que fica na rua Cunha e Couto, no centro da cidade; na Unidade Básica de Saúde Érico Valle, no Seac; Na Unidade Básica de Saúde João Fernandes, no Alta Floresta; e Na Unidade Básica de Saúde do Nova Aliança. Neste sábado, o horário previsto para vacinação é entre 08 da manhã e meio dia.

 

O HPV

O HPV é um vírus que vive na pele e nas mucosas das pessoas. É encontrado principalmente na vulva, na vagina e no colo do pênis. A transmissão é feita através da relação sexual, e este, é um dos maiores motivos de os adolescentes não se vacinarem, o preconceito dos pais. Mas ele também pode ser transmitido pela mãe, no momento do parto, se ela estiver infectada.

O HPV é a principal causa de câncer de colo do útero, se não for tratado. Especialistas apontam que mais de 90% das mulheres que têm o câncer adquiriram através do vírus. Desta forma, ele é letal e tem que ser combatido. As melhores formas de prevenção são o sexo com preservativo e a vacinação até os 14 anos de idade. (Assessoria de Comunicação – PML)


Deixe um Comentário