Marun toma posse como ministro e se diz “soldado” de Temer

- 15/12/2017 - 0:00 | 0 comentários
Política


300x225-c019aa38df383cefa07259d144876f64

Dois de dois adiamentos, Carlos Marun tomou posse nesta tarde na função de secretário de Governo da Presidência da República, cargo que tem status de ministro. Ele substitui o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB), que deixou a função na semana passada. Marun foi empossado pelo presidente Michel Temer, que recebeu alta do hospital Sírio Libanês.

No mês passado, Marun foi cogitado para o cargo, mas a saída de Imbassahy foi adiada e confirmada depois. Inicialmente, a posse estava marcada para ontem, 14 de dezembro, mas foi novamente remarcada em razão da internação do presidente;.

Em sua fala na posse no Palácio do Planalto, Marun, além de agradecer a oportunidade comandar a articulação política do governo federal, se declarou como um "soldado" do governo de Temer a partir de agora. "Sou um soldado, sob o vosso comando, em sua árdua luta para fazer com que o nosso país seja um Brasil melhor para todos os brasileiros", afirmou.

A principal tarefa do novo ministro é batalhar pela aprovação da reforma da previdência, cuja tramitação ficou para 2018. "Vou levar adiante a reforma da previdência, até porque não haverá prejuízo para os mais pobres e sim aos privilegiados”, discursou.

História – Marun é o primeiro político de Mato Grosso do Sul a assumir um ministério desde Ramez Tebet, que foi titular da Justiça.

 A indicação do parlamentar sul-mato-grossense contou com as bênçãos da bancada do PMDB na Câmara, tendo como peso extra a disposição de Marun de abdicar da disputa pela reeleição e permanecer no cargo até o fim do governo.

Antes de assumir o ministério, Marun apresentou como deputado federal, relatório da CPMI que investigou a JBS e um dos pedidos, já aprovados, foi de indiciamento dos irmãos Batista e do ex-procurador geral do MPF, Rodrigo Janot.