Corumbá e Ladário iniciam discussão sobre cedências de servidores
- 09/01/2017 - 0:00 | 0 comentários
Política
b713d0f2325cae1c82ff2ce86f6a5920
O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, recebeu o colega de Ladário, Carlos Anibal Ruso, na manhã desta segunda-feira, 9 de janeiro, para uma visita de cortesia e para o início da discussão da continuidade, ampliação ou elaboração de novas parcerias entre os dois municípios pantaneiros. O primeiro assunto discutido, por ocasião da reestruturação dos governos municipais, foi o convênio de cooperação mútua para cedência de servidores públicos entre os dois executivos.
Assinado durante as gestões anteriores, o convênio que existia entre as prefeituras nesse sentido expirou e, dessa forma, um novo convênio deverá ser assinado entre os dois líderes dos executivos municipais nos próximos dias. Esse tipo de cooperação prevê o intercâmbio de informações e cedência de pessoal para o desenvolvimento de ações e esforços conjuntos, visando atender ao interesse das duas cidades e permitir a prestação de serviços públicos de qualidade.
Para Ruiter, o tema é prioritário porque, devido à reestruturação administrativa em curso para adequar a gestão à atual realidade econômica do país, o Executivo municipal será conduzido com uma máquina pública mais leve, ágil e focada no atendimento direto ao cidadão. Para isso, várias iniciativas vêm sendo tomadas, como a redução do número de secretarias municipais, fundações e autarquias, exoneração de servidores comissionados e reapresentação de servidores cedidos aos seus órgãos ou entidades de lotação.
Além de atender à legislação vigente sobre a cooperação entre órgãos públicos quanto à cessão de pessoal, o novo convênio discutido nesta segunda-feira permitirá que ambos os municípios cedam e recebam servidores com o devido encontro de contas e, portanto, sem ônus adicional para nenhuma das partes. Ruiter lembrou ainda que o mesmo está sendo feito entre Corumbá e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, cujo convênio já foi assinado por ele e deverá ser assinado em breve pelo governador Reinaldo Azambuja.
(fonte: ACPMC)