Exposição Fotográfica marca o início do Carnaval Cultural em Corumbá

- 30/01/2017 - 0:00 | 0 comentários
Estilo de Vida


Buscando manter viva as lembranças dos antigos carnavais de Corumbá, a prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, abrirá as portas do Hotel Galileo nesta segunda-feira, às 19h30, para a inauguração da exposição fotográfica intitulada ‘Exposição dos Carnavais de Antigamente’.

 

As mais de 200 fotografias que estarão expostas na sede da Fundação de Cultura até o último dia do carnaval fazem menção as antigas folias de momo, bem como, seus personagens e suas peculiaridades. O acervo, formado por várias imagens das décadas de 50, 60 e algumas mais atuais, será entregue à população corumbaense com uma grande manifestação cultural voltada para as tradições desta época.

 

“É interessante mantermos a tradição e não deixarmos perder os costumes. Desde 2005 a Helô Urt buscou resgatar o carnaval corumbaense por meio de registros fotográficos, por isso, já existe um acervo iniciado por ela, mas também recebemos doações de fotografias”, disse o presidente da Fundação de Cultura, Luiz Mário Cambará que ainda comentou, “este ano fizemos uma campanha pelas redes sociais para que houvesse colaboração por parte da população para aumentarmos o acervo. Tivemos um retorno muito bom, as pessoas estão colaborando e dessa forma, a exposição tende só a aumentar”.

 

A abertura do carnaval cultural contará ainda com apresentações em todos os espaços do hotel, entre elas, os bonecões, a corte de momo, a banda da corte, iluminação diferenciada, além de danças típicas do carnaval,como o samba e o frevo nas sacadas do local. A exposição de fotos estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira em horário comercial. Já durante o carnaval, os horários serão diferenciados.

 

Exposição de Fantasias

 

Na Fundação de Cultura, localizada na Avenida General Rondon onde ficarão as fotografias, já se encontram em exposição, as fantasias utilizadas nos antigos carnavais por foliões integrantes de cordões carnavalescos.

 

A exposição que também é aberta ao público e pode ser vista diariamente por quem passa em frente ao antigo Hotel Galileo estará à disposição até o final do carnaval. “O tema da exposição de fantasias das Pastorinhas foi um resgate da tradição, também idealizado pela Helô Urt, e agora tanto ela quanto as Pastorinhas serão homenageadas com esta iniciativa. Queremos valorizar as tradições para que sempre estejam na memória de todos”. (Assessoria de Comunicação PMC)


Deixe um Comentário