Músicos da Orquestra de Câmara do Pantanal integram turnê da Nova Orquestra, que passa por quatro estados brasileiros

Redação - 13/08/2024 - 9:58 | 0 comentários
Cotidiano


04b9b279-a72b-4b61-ae61-6695ab313882

A apresentação no Rio de Janeiro/RJ aconteceu neste domingo (11) e Salvador/BA, São Luís/MA e Belém/PA serão as próximas cidades que recebem a turnê.

Homenageando grandes clássicos dos anos 90, músicos da Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP), do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá/MS, integram turnê Pagode 90 da Nova Orquestra, que passa por quatro estados brasileiros neste mês de agosto e tem o apoio do programa Vale Música.

As apresentações tiveram início no 11 de agosto (domingo), na Aldeia Lagoa – Parque dos Patins (RJ) e, ao todo, seis músicos da OCAMP integraram o show, sendo eles Diego Cuellar (violista), Roque Júnior (violinista), Flavia Coelho (violinista), Leandro Henrique (percussão), Camila Barbosa (violista), Gabriel Vera (fagotista).

Projeto da Agência Olga, a Nova Orquestra foi criada para promover e democratizar a música de concerto. Para a realização do projeto, ela se uniu ao Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país.

O percussionista do Moinho Cultural, Leandro Henrique, de 29 anos, conta que é sua primeira vez viajando com a Nova Orquestra, mas que participar da OCAMP já resultou em diferentes experiências desse mesmo estilo. “Já estive em outras viagens proporcionadas pelo Moinho Cultural, como o intercâmbio para o Rio de Janeiro, quando fiz aulas de percussão com os professores da Orquestra Sinfônica Brasileira, mas nunca na turnê [da Nova Orquestra]. Hoje estou tendo essa oportunidade maravilhosa de fazer música junto aos meus amigos, e fico muito feliz e ansioso por isso!”, comenta.

Veterana na parceria com a Nova Orquestra, a violinista Flávia Coelho, da OCAMP, relembra sua trajetória, “Essa é minha sexta vez com o grupo. Eu nunca me imaginei viajando de avião, conhecendo lugares lindos, a praia, grandes teatros, e isso não seria possível sem a música, sem projetos sociais como estes e sem as parcerias”, comenta. Também segundo a integrante de 24 anos, a expectativa maior, agora, é para sentir todo o público cantando e dançando junto.‌

SOBRE A NOVA ORQUESTRA

Inovador projeto em busca de experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil e busca apresentar shows e projetos com repertórios inéditos e criativos. A Nova fez sua estreia em 2019 na Game XP para mais de 100 mil pessoas, no mesmo ano também foi atração principal do Palco Sunset do Rock in Rio, onde voltou em 2022 ao lado do cantor Jão e no espetáculo Uirapuru, com apresentações todos os dias de evento.

Ganhadora do Prêmio Profissionais da Música, a Nova Orquestra se apresentou no principal palco do Réveillon 2024 de Copacabana, no Rio de Janeiro, nos festivais Rock The Mountain e Queremos, realizou uma turnê internacional nos Estados Unidos e fez shows ao lado de grandes nomes da música brasileira como Jão, Pitty, Di Ferreiro, Roberta Campos, Rael, Claudia Leitte, Toni Garrido e outros. Ainda em 2024, a Nova se apresentará no festival Doce Maravilha, no Rio.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados- Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul- e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.