Câmara discute sobre estrutura necessária para combate a incêndios em Forte Coimbra

Redação - 21/06/2024 - 5:38 | 0 comentários
Cotidiano


IMG_2718

A instalação de hidrante ou mesmo uma caixa d’água com motobomba para ações de combate a queimadas em Forte Coimbra é o que busca o vereador Nelsinho Dib, no sentido de evitar que as chamas se propaguem, atingindo as casas da vila localizada naquele distrito.

A sugestão foi apresentada por meio de uma indicação dirigida ao presidente da Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Renato Marcílio da Silva, e ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que sejam realizados estudos necessários para dotar o distrito de estrutura necessária para combater emergenciais a incêndios.

Destacou que uma das alternativas é a instalação de hidrantes na vila em condições de atender casos emergenciais, ou mesmo uma caixa d´água com motobomba ou outro tipo de equipamento, para a realização do serviço quando necessário.

“É importante ter uma estrutura necessária para combater incêndios na vila e o próprio Forte, de forma emergencial e urgente, principalmente pelo fato de o distrito estar distante da área urbana de Corumbá, o que demandaria tempo para envio de equipes para combater os incêndios naquela localidade”, enfatizou,

CLIMATIZAÇÃO

Em outra indicação ao prefeito, o vereador reforçou a necessidade de climatização das salas de aula da Escola Municipal Rural Polo de Educação Integral Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, no Distrito de Albuquerque, em atendimento a reivindicações feitas pelos pais das crianças, principalmente da educação infantil, que sofrem com o calor da região.

Nelsinho fez esse mesmo pedido em 2021 e 2022, e a resposta do Executivo era de que a climatização já estava em processo de implantação, mas até os dias atuais, as salas de aula continuam sem os aparelhos de ar-condicionado.

CEMITÉRIOS

Por outro lado, o vereador pediu informações por parte do Poder Executivo sobre os cemitérios existentes nos distritos de Forte Coimbra, Porto Esperança e Albuquerque. No requerimento apresentado, ele busca saber qual é o setor responsável pela administração, cuidados e manutenções.

Ressaltou que os cemitérios estão em situação de abandono, descaso e falta de cuidados, com muito mato, sujeira, e túmulos e sepulturas destruídas, na sua maioria, sendo necessária intervenção imediata para melhoras a estrutura dos locais.

HOMENAGEM

Nelsinho teve aprovado por unanimidade, requerimento em que homenageia com Moções de Congratulações, membros do Centro Evangélico de Recuperação Deus é Amor – Projeto Cerda, com sede na Rua José Maciel de Barros, Lote 5, no Guanã, pelos trabalhos importantes e especiais, de cunho social e de saúde pública, em prol das pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

As homenagens serão prestadas a Rubenita Sales Marques, fundadora da instituição; Eurípedes Pimenta Junior, presidente; Patrícia Alves de Lima Pimenta, vice-presidente, e Genilso de Oliveira Nascimento, secretário.

O vereador destacou ainda que a instituição realiza ações de apoio aos trabalhos realizados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad).