Semana Municipal do Brincar promove atividades do ‘Dia D’ no Centro de Esportes Nação Guató

PMC - 24/05/2024 - 11:53 | 0 comentários
Corumbá


IMG_0014

Com o tema ‘Vem para a Roda – No ritmo do Brincar!’, a Prefeitura de Corumbá promoveu nesta sexta-feira, 24 de maio, o “Dia D do Brincar”. As atividades, que integraram a programação da Semana Municipal do Brincar, foram realizadas no Centro de Esportes, Cultura e Lazer Nação Guató.

Reunindo alunos da Rede Municipal e crianças da comunidade em geral, o “Dia D” contou com oficinas de balangandã; brincadeiras de roda; contação de histórias e jogos recreativos. Em Corumbá, a Semana Municipal do Brincar foi instituída pela Lei Municipal 2.930, de março de 2024.

“Buscamos a valorização do brincar como forma de aprendizado e desenvolvimento das crianças. Temos várias bases legais e científicas mostrando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e agora temos a lei municipal instituindo a Semana do Brincar aqui no município. Estamos fazendo valer a nossa lei promovendo ações com as unidades escolares e, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, levamos ações para dentro dos CRAS sobre a importância da conscientização do brincar para as crianças”, disse a supervisora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Laura de Campos Santiago Garcia. A Semana Municipal do Brincar foi aberta na segunda-feira, 20 de maio.

Semana Mundial

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.

Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática – com autonomia e de acordo com seus interesses, recursos e tipos de públicos – atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores. Isso pode acontecer em espaços como praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais, universidades públicas, dentre outros.

Muito mais que um evento pontual, a Semana Mundial do Brincar também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. Por conta disso, tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros.