Ministério Público instaura procedimento para investigar concurso da Prefeitura de Corumbá

Campo Grande News - 29/04/2024 - 10:22 | 0 comentários
Corumbá


Divulgação
O Ministério Público instaurou procedimento para investigar se houve algum favorecimento ou irregularidade em concurso com 13,3 mil inscritos para a Prefeitura de Corumbá. As provas foram dia 21, mas a seleção virou um dos assuntos principais na cidade após a divulgação da lista de inscritos, no dia 11, contendo nomes do primeiro escalão, inclusive a primeira-dama, Amanda Balancieri Iunes, esposa do prefeito Marcelo Iunes, titular da pasta de Assistência Social e Cidadania e se inscreveu para o cargo de analista na área de ciências econômicas. O irmão do prefeito dele também se inscreveu. 

O promotor Luciano Bordignon Conte recebeu documento da Fapec, responsável pelo concurso, com data do dia 15 deste mês, convidando-o a acompanhar o certame. Ao iniciar a investigação, com data do dia 23, dois dias após a prova, o membro do MP pede à instituição que envie informações atualizadas sobre eventual irregularidade no concurso.

As provas ocorreram em 24 locais, incluindo três prédios da UFMS, da qual a Fapec faz parte, e o restante, escolas públicas, com três unidades de ensino em Ladário, cidade vizinha.

O concurso foi aberto com vagas em diferentes áreas da prefeitura, desde nível médio até superior. Um dos fatos que consta na documentação enviada ao MP é a substituição de assessor jurídico que participou da comissão organizadora e se inscreveu para a prova. Ele pediu desligamento e, depois, comunicou que não faria mais o concurso para o cargo de auditor para evitar alegações de suspeição no certame.

A própria comunidade levou o assunto à Fapec. Duas suplentes da comissão organizadora pediram desligamento porque marido e irmão estavam inscritos.

O Diário Oficial, com a lista de concorrentes, tinha mais de 380 páginas. Havia secretários, dirigentes de órgãos, familiares de servidores do Município inscritos. Alguns membros da comissão tiveram que produzir declaração informando não ter parentesco com candidato que tinha o mesmo sobrenome.


Deixe um Comentário