Acadêmicos do Pantanal destaca banho de São João em desfile

Redação com informações da Assessoria de Imprensa PMC - 12/02/2024 - 11:34 | 0 comentários
Carnaval


IMG_3849 copiar

A escola de samba Acadêmicos do Pantanal levou as passarelas da Avenida General Rondon o tradicional São João . Com o enredo “Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do Nosso Pantanal”, 500 foliões contaram as origens da festa durante a noite carnavalesca, deste domingo 11 de fevereiro. A Acadêmicos do Pantanal foi a quarta escola de Samba a desfilar.

Ao todo foram  16 alas do desfile e 4 carros alegóricos, que contaram que o São João Pantaneiro é único, pela tradição do banho ou batismo, com influências da cultura portuguesa e incorporação de danças indígenas e africanas, onde se destacam os cantadores de cururu e suas violas de cocho e as cirandas do siriri no levantamento do mastro do santo. Esse é um costume que remete ao batismo de Jesus, feito por João Batista no Rio Jordão, e revela a mistura entre o catolicismo e outras religiões de matriz africana como umbanda e candomblé, celebrando a presença de João (Católico) e Xangô (Africano) na festividade. Mostrou o caminho percorrido até o reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.

O Carnaval de Corumbá 2024 – ‘Pantanal é a Passarela do Samba e da Alegria’ é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS). O apoio cultural é da Ala Telecom.

 Ficha técnica

Agremiação: Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Pantanal
Presidente: Nando Costa
Fundação: 25/07/2001
Cores: Verde, branco, azul e amarelo.
Enredo: “Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso
Pantanal”.
Samba-Enredo: “Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do
nosso Pantanal”.
Carnavalesco: Jackelyny Pazzolyny
Autores do Samba: Alison Picanço , Lucas Donato e Dodô
Alas: 16
Número de Alegorias: 4 (quatro)
Componentes: 500
Componentes da Bateria: 70
Intérprete Oficial: Flavio do Cavaco, Pablinho, Alex e Moreira.
Mestre de Bateria: Vinicius
Mestre Sala: Kelvin Alex
Porta Bandeira: Diana Garcia
Rainha da Bateria: Letícia Rojas


Deixe um Comentário