Ciências contábeis se prepara para a décima edição do Simplificando o Imposto de Renda

Assessoria - 05/05/2024 - 9:00 | 0 comentários
Brasil


Ciências contábeis se prepara para a décima edição do Simplificando o Imposto de Renda

Acadêmicos auxiliam contribuintes com a declaração junto à Receita Federal

Com a chegada da necessidade de declarar o Imposto de Renda, sempre surgem diversas dúvidas e questionamentos por parte dos contribuintes. Para simplificar esse processo, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unigran Capital estão se preparando para realizar a décima edição do evento ‘Simplificando o Imposto de Renda’, oferecendo auxílio gratuito para os contribuintes.

A Unigran Capital, em parceria com o Shopping Norte Sul Plaza, levará os acadêmicos para desenvolver uma ação social para atendimento da demanda do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Confira o cronograma:

Domingo – 05/05/24 – Horário das 12h às 20h

O projeto de extensão ‘Simplificando o Imposto de Renda’ tem se destacado ao longo dos anos por oferecer suporte qualificado e gratuito à população, tornando mais acessível o cumprimento dessa obrigação fiscal. Para entender a importância e os objetivos desta iniciativa, conversamos com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unigran Capital, prof. Me. Hugo David Santana.

Ao ser questionado sobre a relevância do projeto para a comunidade, o professor enfatizou: “nosso objetivo principal é proporcionar um suporte eficaz e acessível para os contribuintes que enfrentam dificuldades na elaboração de suas declarações de Imposto de Renda. Ao longo de uma década, temos impactado positivamente a vida de muitas pessoas”.

Além disso, o coordenador ressaltou o engajamento dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis: “nossos alunos têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que exercem um papel social importante, auxiliando a comunidade local. É uma experiência enriquecedora tanto para eles quanto para os contribuintes que buscam nosso apoio”.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio. Tanto o preenchimento quanto a entrega devem ser feitos por meio do programa gerador do Imposto de Renda 2022, disponível no site da Receita Federal ou por meio de aplicativo para celular.

Tenha em mãos os seguintes documentos:

INFORMAÇÕES PESSOAIS

Sobre o contribuinte e seus dependentes

* Nome, CPF, data de nascimento, título de eleitor, endereço atualizado e cargo da atividade profissional exercida do declarante;

* Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;

* Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (se tiver);

* Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;

* Senha Gov.br

DOCUMENTOS RELACIONADOS A RENDA

Ganho do contribuinte ou de dependentes

* Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore, distribuição de lucros;

* Informes de rendimentos de instituições financeiras, como bancos, bancos digitais e corretoras de valores e de investimentos;

* Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis;

* Informes de outras rendas recebidas em 2023, como doações, heranças e pensão alimentícia;

DOCUMENTOS REFERENTES A BENS E DIREITOS

* Documentos que provem a compra e venda de bens e direitos em 2023;

* Para imóveis: data de aquisição, área do imóvel, inscrição municipal (IPTU), registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;

* Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda e boleto do IPTU de 2023;

* Para veículos, aeronaves e embarcações: número do RENAVAM e/ou registro no órgão fiscalizador correspondente;

DOCUMENTOS RELACIONADOS A PAGAMENTOS E DEDUÇÕES EFETUADAS

* Recibos ou informes de rendimentos de plano ou seguro de saúde (com CNPJ da empresa emissora e indicação do paciente);

* Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional e indicação do paciente) – recibos, notas fiscais, extrato do plano de saúde que evidencie os gastos;

* Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora e indicação do aluno);

* Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);

* Recibos de doações feitas.

DOCUMENTOS RELACIONADOS A DÍVIDAS E ÔNUS

* Informe e documentos de dívidas e ônus reais contraídas e/ou pagas no ano passado. Mas, atenção, nem todo mundo que teve dívidas precisa deste documento, apenas se a quantia devida for maior que R$ 5.000,00.

IMPORTANTE

Preciso de todos esses documentos para fazer minha declaração do IR 2024?

Não! Essa é apenas uma lista geral com os principais documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2024 – o que não significa que você precisa ter todos, apenas os que se aplicavam à sua realidade em 2023.


Deixe um Comentário